Algoritmos #02 - Ada Lovelace e o primeiro algoritmo

Continuando a série de posts sobre os algoritmos, falaremos agora sobre aquela que foi creditada por escrever e publicar um algoritmo pela primeira vez na história e é considerada a mãe da Ciência da Computação: Ada Lovelace.

História

Ada Lovelace


Augusta Ada King, nascida em 10 de Dezembro de 1815 como Augusta Ada Byron, foi a única filha legítima de Anne Isabella MilbankeLord Byron, que, apesar de ser um poeta bastante renomado, era reconhecido pela sua instabilidade e pelo vício em álcool. Seu pai abandonou ambas, esposa e filha, quando Ada tinha apenas um mês de vida e morreu na Grécia antes mesmo que ela pudesse sequer conhecê-lo.

Assim, Lady Byron, temendo que sua filha seguisse o caminho do pai, decidiu que a educação de Ada seria focada em matemática, lógica e ciência, que também eram as sua áreas de interesse. Porém, como não era comum ter mulheres frequentando universidades, a jovem teve que ser instruída por tutores particulares.

Aos 17 anos, ela se encontrou pela primeira vez com o professor Charles Babbage, conhecido mais tarde como "pai do computador", que, na época, estava trabalhando na chamada máquina diferencial. A ideia de Charles era criar uma ferramenta que, diferente dos seres humanos, nunca cometesse erros em cálculos grandes. Ada ficou completamente interessada pelo conceito e logo pediu a Babbage os diagramas do projeto, para que ela mesma pudesse entender o seu funcionamento.


A máquina analítica

A Fragment of Babbage’s Analytical Engine - props to Ada Lovelace, daughter of Lord Byron, to whom we owe so much
Máquina analítica

Entretanto, eles começaram a trabalhar juntos somente no projeto seguinte de Babbage: a máquina analítica. A nova invenção já apresentava uma notória evolução em relação à máquina diferencial e é considerada por muitos o primeiro computador programável da história. Foi a partir de palestras de Charles que o engenheiro italiano Luigi Federico Menabrea escreveu um artigo, em francês, sobre o funcionamento da M.A.

Ada, ao ouvir falar do artigo, se empenhou em estudá-lo e traduzi-lo para o inglês, adicionando anotações dela própria no processo. Já com a ajuda de Babbage, ela adicionou várias notas sobre como a máquina poderia realizar cálculos, indicando inclusive uma sequência de passos necessária para calcular os números de Bernoulli (sequência de números racionais relacionados à Teoria dos números). 


Diagrama do algoritmo de Ada

Quando a tradução para o inglês dos textos de Menabrea foi publicada, boa parte do que estava escrito era de autoria da Condessa de Lovelace, já que a versão traduzida era cerca de três vezes maior que a original, e o algoritmo dos números de Bernoulli ficou conhecido como o primeiro feito especificamente para um computador.

Contudo, Lovelace morreu em 1852, não muito tempo depois de ter terminado a tradução, e Babbage encontrou problemas de financiamento para as suas pesquisas, o que fez com que ambos não vivessem o suficiente para terminar a máquina analítica. O trabalho de Charles e Ada só passou a ser reconhecido um século depois, na década de 1950, com o consolidar da ciência da computação como um campo de estudo.


Legado

In a time when mathematics was “a man’s work,” Ada Lovelace used smarts and determination to develop the world’s first computer program.

Embora ainda existam discussões sobre quem é o(a) criador(a) da programação, é inegável a importância de Ada para a área. O título de "mãe da ciência da computação" não se deve apenas a elaboração do algoritmo para os números de Bernoulli. Ela foi a primeira pessoa conhecida a imaginar que os computadores poderiam fazer mais que somente cálculos. Para Lovelace, qualquer coisa que pudesse ser convertida em números, como músicas, o alfabeto ou imagens, poderia ser manipulada por uma máquina, o que para nós, pessoas que vivem na era da informática é algo comum, mas para a sociedade do século XIX era um pensamento bastante revolucionário.


Curiosidades

  • Na segunda Terça-feira do mês de Outubro é comemorado mundialmente o "Ada Lovelace Day".
  • Seu nome completo era Augusta Ada King. Ela passou a ser chamada apenas de "Ada" após sua mãe ter descoberto que "Augusta" era o nome de uma das amantes de Lorde Byron, pai de Ada. 
  • O nome Lovelace, pelo qual ficou conhecida, na verdade não era seu sobrenome, mas parte de seu título de nobreza: Condessa de Lovelace.
  • Aos 12 anos, após ter estudado sobre a anatomia das aves, ela escreveu um livro chamado Flyology, que continha planos para o desenvolvimento de uma máquina voadora, tema pelo qual Ada era obcecada na época.
  • Nos anos 70, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos desenvolveram uma linguagem de programação, para uso militar, que recebeu o nome de "Ada", em homenagem a Ada Lovelace. Apesar de ser pouco usada hoje em dia, ainda é possível encontrá-la em alguns sistemas utilizados na aviação, por exemplo.

Referências:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Algoritmos #03 - Formas de representar um algoritmo

Estrutura de Dados #2 - Listas Encadeadas e Árvores.