Algoritmos #01 - Por que estudar algoritmos?



Nos últimos anos, iniciou-se uma discussão acerca da possível inclusão do ensino de linguagens de programação e algoritmos na grade dos estudantes do ensino fundamental e médio. Porém, apesar de tal avanço, é perceptível que a maioria, até mesmo quem esteja começando na área de programação, se depare com o termo “algoritmo” e não entenda a sua importância para os seus estudos e para a sociedade como um todo. Por isso, este post foi pensado com o objetivo de esclarecer algumas das principais dúvidas sobre um tema tão atual 


Afinal, o que é um algoritmo? 

Um algoritmo geralmente é definido como uma sequência lógica e finita de instruções que determina os procedimentos necessários para a realização de uma tarefa. Ou seja, mesmo sem percebermos, eles são utilizados por nós com frequência, nas mais diversas atividades. Um exemplo é o ato de ir para faculdade, descrito a seguir: 

Início 
   Sair de casa 
   Ir para o ponto de ônibus A
  Pegar o ônibus X 
  Descer no ponto B 
  Caminhar até a entrada da faculdade 
  Entrar na faculdade 
Fim 


Os algoritmos na programação 

A programação funciona de forma parecida. Por trás de todo software existe um algoritmo, escrito por algum programador, que define as instruções a serem seguidas. Alguns exemplos bem conhecidos são a ferramenta de pesquisa da Google e o algoritmo de recomendação de séries e filmes da Netflix. 

Como as máquinas são incapazes de entender os idiomas humanos, foram desenvolvidas diversas linguagens que são “traduzidas” mais facilmente pelos sistemas, as chamadas linguagens de programação (C, C++, Java, C#, Python, etc), que também necessitam de uma certa lógica para serem escritas (lógica de programação). 


Estudando os algoritmos 

É possível dizer que o principal objetivo dos programadores e cientistas da computação é criar novos algoritmos, mais rápidos e eficientes que os anteriores, que reduzam o número de passos e a memória gasta na execução de sua função. Em uma sociedade cada vez mais informatizada, isso significa buscar novas formas de dinamizar e facilitar as atividades do ser humano. 

Logo, incluir tal disciplina na base curricular implica em um maior desenvolvimento do pensamento lógico nos alunos, que, ao invés de pensarem apenas em qual a solução de um determinado problema, pensarão em como resolvê-lo da forma mais simples e prática que encontrarem, o que é útil para qualquer situação do cotidiano. 

Assim, em um futuro não tão distante, boa parte da população poderá deixar de ser apenas usuária da tecnologia e passará a entender o seu funcionamento e até mesmo desenvolvê-la e, talvez, os algoritmos e a lógica de programação se tornem conhecimentos que sejam essenciais para a sobrevivência de um profissional no mercado de trabalho. 



Referências: 




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