Scratch: Interatividade infantil na programação


Quem foi o responsável pela criação do Scratch, e qual foi a intenção dessa ferramenta?

  Essa ferramenta foi criada pelo MIT(Massachussets Institute of Technology),  e é direcionado, principalmente, para jovens de 8 a 16 anos, apesar de ser utilizado por um público que abrange todas faixas etárias. Ele incentiva essa pessoas a programarem, pois não possui uma estrutura comum, possui várias formas de deixar a aprendizagem muito mais atrativa.



 Com o Scratch, é possível a criação e compartilhamento de histórias, jogos e animações interativas. Esse é o principal fato que o destaca em relação às outras ferramentas, pois na programação a interação entre o autor e o usuário, é primordial para a aquisição e o real entendimento da ideia passada. Além de permitir aos usuários que se expressem em relação ao código alheio, seja esse comentário direcionado para a otimização, ou até mesmo organização do programa.

Comentários

  1. O scratch realmente é muito legal. Além de ter uma interface de entretenimento, há mecanismos para aprender programação e animação de forma simples.
    Eu achei um projeto bem legal do filme "Tron" para jogar com duas pessoas...
    Controles para: Player 1[Azul]: W, S, A, D e Player2[Laranja]: As setas normais do teclado ou os números sem o "NumLock".
    O objetivo é tocar no rastro de luz do outro sem tocar nas paredes (não sair da tela).

    Link: https://scratch.mit.edu/projects/108018817/
    P.S.: Achei um pouco parecido com o slither.io só que mais simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, em relação ao projeto do Tron, eu não tenho muita propriedade para falar sobre. No entanto, percebi que seu formato é bem parecido com os jogos FPS. Já em relação ao slither.io, ele também possui uma relação de interação bem aperfeiçoada, o que torna seu uso algo legal! Obrigado pelo comentário, Edilberto.

      Excluir
  2. Uma bela ferramenta para os iniciantes mais novos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, além de ser bem interativa. Seu uso é bem inclusivo em relação ao público, e estudar o mais diversos assuntos com a ferramenta é prazeroso!. Obrigado, pelo comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Algoritmos #03 - Formas de representar um algoritmo

Algoritmos #02 - Ada Lovelace e o primeiro algoritmo

Estrutura de Dados #2 - Listas Encadeadas e Árvores.